Marrocos Cultura

Saiba mais sobre a Marrocos Cultura, as tradições e os locais de interesse em Marrocos. Veja dicas e informações sobre cultura marroquina

Marrocos Cultura

O mágico Marrocos  hipnotizá-lo-á com a sua miríade de motivos coloridos, a maior parte dos quais se encontram integrados na rica cultura marroquina. Ao longo dos tempos, numerosas raças chegaram a Marrocos, vindas de vários cantos do mundo, e foram absorvidas pela corrente principal da sociedade marroquina. Os seus costumes, tradições e crenças particulares influenciaram a cultura marroquina, conferindo-lhe uma única identidade multicultural.

marrocos cultura
hassan 2 mosquita

Religião

O Islão é a religião oficial de Marrocos, mas a coexistência com outras religiões é perfeita (a prática de outras religiões reveladas é também garantida pela Constituição). O dia é pontado por cinco chamadas para oração. É o muazzin que as anuncia no cimo do minarete. Durante o mês do Ramadão, os marroquinos jejuam, deixam de beber e de fumar do nascer ao pôr do sol. É evidente que o seu dia é modificado. A maior parte dos governos, serviços públicos, edifícios e lojas ajustam os seus horários.

No entanto, os não muçulmanos podem comer em certos restaurantes, nomeadamente nos hotéis. Os dias arrastam-se, mas as noites são lindas!

cultura marroquina

Artes e ofícios

Requintado é uma palavra que descreve corretamente as obras artísticas de Marrocos cultura. Os artesãos marroquinos são conhecidos em todo o mundo pelos seus intrincados trabalhos em madeira, a maior parte dos quais são esculpidos e pintados de forma ornamentada. As cerâmicas coloridas e lindamente adornadas feitas pelo povo berbere de Marrocos são também muito populares entre os turistas.

No entanto, entre os vários artesanatos de Marrocos, são os seus adoráveis tapetes que o deixaram maravilhado. Cada tapete tem uma história para contar sobre um aspeto particular da cultura marroquina e do seu povo.

Música e Dança

O caráter multiétnico da Marrocos cultura não é mais evidente do que nas suas formas de música e dança. A população predominantemente árabe em Marrocos conferiu à sua música um tom árabe melífluo, mas também se podem detetar traços andaluzes significativos na música marroquina.

Para além disso, em Marrocos há a música de aldeia e ritual trazida pelo povo berbere, a música Chaabi influenciada pelo rock, a forma de música argelina Gharnati e a música languidamente mística Gnawa do povo subsariano.

Há também muitas formas de dança predominantes em Marrocos, sendo as mais proeminentes a Dança Guerda, a Dança Casbah e a muito exótica e encantadora Dança do Ventre.

tambores

Conhecer a cultura marroquina

Respeitar os costumes locais é demonstrar uma cortesia básica para com um país acolhedor. Para evitar situações embaraçosas e mal-entendidos, devemos atuar de acordo com algumas regras básicas:

Em Marrocos, o acesso a mesquitas e locais sagrados é proibido a não muçulmanos. Algumas excepções: Mesquita Hassan II em Casablanca, Mausoléu de Mohamed V em Rabat, Mausoléu de Moulay Ismail em Meknes, Mausoléu de Moulay Ali Cherif em Rissani.

Património cultural marroquino

Conhecer o património cultural marroquino passa por um olhar sobre a história, a geografia, a fauna, a flora, as cores, os sons, as imagens e a sua expressão entre os marroquinos. Este conhecimento passa também por um trabalho minucioso e um olhar difícil sobre as outras fronteiras que completaram o percurso de iniciação ou de prospeção cultural. Num sentido amplo, a cultura pode abordar sectores e ter em conta naturalmente vários aspectos culturais no seu processo de elaboração e de produção: a radiodifusão, o desenvolvimento regional, o emprego e a formação, a investigação e o desenvolvimento, a informação e a comunicação, o turismo e a empresa.

Museus

Tânger, Tetuan, Meknes, Rabat, Fes ou Fez e Marrakech.

Museu de artes marroquinas Dar el Makhzan: colecções de diferentes regiões Museu arqueológico : magnífico mosaico romano de Trois Grâces Museu Dar Jamaï Museu arqueológico Museu de Oudayas : coleção de tapetes Museu Dar Batha : cerâmica marroquina Museu Dar Si Saïd .

Marrocos conta com museus que agrupam objetos de grande importância cultural e científica. Estes objectos ensinam sobre o Marrocos pré-histórico, a encruzilhada das civilizações, a siderurgia, o berbere ou o árabe. Os sítios de elevado conteúdo científico revelam regularmente segredos sobre o que foi a vida, a fauna e a flora, ao longo de milhões de anos.

Não há muito tempo, foi encontrado nas montanhas do Atlas o mais antigo dinossauro jamais descoberto.

VOCÊ PODE GOSTAR