O que é um riad? O que escolher: um Hotel ou um Riad?

O que você precisa saber?

O que é um riad: Quais são as características de sua arquitetura? Como eles diferem em estilo em diferentes cidades do Marrocos? O que escolher: um hotel ou um riad? Quais são as vantagens e desvantagens de viver em riads marroquinos?

Se gosta de uma escapadela privada num ambiente autêntico, com serviço personalizado e conforto de casa, hospede-se pelo menos uma vez num Riad durante a sua viagem a Marrocos.

O que é um Riad?

Um riad é uma casa tradicional em Marrocos com um pátio, geralmente localizada no coração da cidade antiga (medina), com ruas estreitas e prédios baixos. Muitas dessas casas têm várias centenas de anos. Seus antigos donos – famílias ricas e nobres – investiram uma fortuna para fazer sua casa parecer um palácio. Dentro dos riads, foram construídos jardins com fontes e pavilhões, luxuosos salões foram equipados para receber convidados. Freqüentemente, várias casas vizinhas eram combinadas em uma com transições entre pátios. Famílias com renda média construíram casas mais modestas, mas não deram menos atenção ao conforto e à beleza. Algumas ainda vivem pessoas, algumas estão em ruínas e outras foram restauradas e transformadas em aconchegantes mini-hotéis.

Os mais famosos por seus riads são Marrakech e Fez. Aqui pode encontrar centenas de opções à sua escolha, com interiores de design tradicional e moderno e todas as comodidades de um hotel de quatro ou cinco estrelas.

riad el amine
riad el amine

Características da arquitetura dos riads marroquinos:

Cada riad tem um ou mais pátios com jardim, fonte ou piscina. No 2º ou 3º andares há em média 4 a 12 quartos, cada um com vista para o pátio ou terraço. Praticamente não há janelas para a rua no riad. Graças a esta arquitetura, os habitantes da casa parecem estar isolados do mundo.

Não há dois quartos iguais em um riad. Cada um deles difere em tamanho e decoração, tem seu próprio caráter e atmosfera, por isso nos hotéis ou riad, em vez de números, cada quarto recebe nomes de pedras preciosas, especiarias, cidades ou nomes femininos.

Aproximando-se do riad, você nunca imaginará o luxo e a beleza que o aguardam lá dentro. Tudo o que você vê é uma parede sólida e uma modesta porta esculpida com uma aldrava. A dona de casa abre a porta e você se encontra no corredor, que esconde o interior da casa. Mas já aqui você pode sentir o frescor salvador, o aroma do incenso e a atmosfera de paz. Ao ultrapassar o limiar do riad, você parece se encontrar em outro mundo – do caos, barulho e agitação da rua ao seu pequeno palácio, onde tudo o prepara para descansar e relaxar.

Aromas sutis de cedro, almíscar e âmbar, o murmúrio da fonte e o canto dos pássaros aumentam ainda mais o efeito da beleza dos interiores e sintonizam o prazer sensual. Como regra, cada riad tem um terraço lindamente decorado com vista para a medina. Aqui pode apanhar banhos de sol, saborear um copo de chá de menta ou um copo de vinho ao pôr-do-sol. No calor, você pode nadar na piscina fresca e, no frio, aquecer-se no hammam.

Marrocos Riad
Riad em Marrocos
o que é um Riad?
maison arabe

Decoração do riad:

Riads tradicionais são construídos usando técnicas e projetos locais. As paredes são cobertas com gesso tadellakt marroquino (análogo ao gesso veneziano) ou mosaicos zellige com padrões geométricos complexos. O espaço sob o teto e os capitéis das colunas são decorados com esculturas aéreas de gesso. Portas e tetos são decorados com pinturas e entalhes em madeira de cedro com atenção aos mínimos detalhes. Os espaços são separados por treliças a céu aberto – musharabiyya e cortinas luxuosas. A decoração é complementada por móveis e gravuras antigas, tapetes berberes macios, luminárias de bronze e cerâmica.

Os estilos dos riads podem variar de acordo com o gosto do proprietário e muitas vezes misturam diferentes influências culturais, épocas e movimentos artísticos. No entanto, todos eles têm uma coisa em comum: eles incorporam beleza e hospitalidade tradicional.

Decoração do riads
Decoração do riad
Decoração do riad marroquinos
Decoração do riad marroquinos
O que procurar ao escolher um Riad?

Passando por centenas de opções de Raids no Booking, você deve se lembrar de suas características, que podem se transformar em transtornos significativos para alguém.

Localização:

Muitos dos riads estão tão bem escondidos nas profundezas da medina que só podem ser encontrados com um guia local. Muitos não podem ser alcançados de carro, e a bagagem deve ser transportada em um carrinho pelos estreitos labirintos das ruas. Para alguns, esse exotismo faz parte de uma imersão na cultura, mas sair de tal riad à noite para ir a um restaurante ou bar pode ser problemático. Se gosta da vida nocturna, escolha um riad acessível de carro ou, melhor ainda, um hotel na Cidade Nova a poucos passos de restaurantes e bares. Ao reservar um riad por conta própria, reserve um transfer do aeroporto com ele. Seu próprio motorista poderá encontrá-lo sem problemas e o levará até a porta.

Audibilidade:

Enquanto estiver no quarto do seu Riad, esteja preparado para ouvir as vozes de outros hóspedes e funcionários do pátio e, pela manhã, sentir o cheiro das panquecas perfumadas que são preparadas para o café da manhã. É possível que as pessoas passem constantemente pela sua janela (especialmente se o quarto for no térreo), e a chegada tardia de hóspedes com crianças barulhentas o impedirá de dormir. Só nos riads de luxo se encontra uma boa insonorização: janelas com vidros duplos e portas insonorizadas a separar o espaço. Em outros casos, se você gosta de dormir cedo, é melhor estocar tampões para os ouvidos.

Iluminação na sala e a vista da janela:

Nos riads, todas as janelas estão voltadas para o pátio, o que significa que não há muita luz natural nos quartos e você terá que esquecer a vista panorâmica. Se possível, escolha um quarto não no térreo, mas melhor ainda – no terraço (mas nem todos os riads têm esses quartos). Ao abrir as cortinas da janela, você se priva da privacidade, pois outros hóspedes ou funcionários que passam podem inadvertidamente olhar para ela. Em muitos riads econômicos, até a iluminação elétrica dos quartos é muito fraca e ler um livro à noite não funciona. Solução: reserve riads com conforto e serviço cinco estrelas.

Arquitetura incomum:

Escadas estreitas e íngremes podem ser um problema para residentes mais velhos e pessoas com mobilidade limitada. Os quartos geralmente têm uma forma estreita e alongada com tetos altos – nem todos se sentirão confortáveis \u200b\u200bem tal arquitetura. Freqüentemente, os designers de interiores têm um banheiro e uma cama no segundo andar da sala com uma escada. Os quartos duplex e de um andar podem ser vendidos como uma categoria, e você não saberá com antecedência qual deles será entregue a você no check-in. Os quartos da categoria básica podem ser muito pequenos. Em grandes riads, que consistem em vários edifícios com pátios, você pode se perder nas passagens estreitas, escadas e portas. Todos os detalhes sobre as características arquitetônicas do quarto, seu andar e a disponibilidade de elevador podem ser obtidos no riad apenas por telefone.

Alojamento para uma família com crianças ou para um grupo:

Os quartos dos riads são pequenos, o que significa que será difícil adicionar uma cama extra. A maioria deles tem camas de casal. Para um grupo pequeno, é difícil encontrar quartos da mesma categoria: alguém vai conseguir uma suíte e alguém vai conseguir um quarto pequeno. Não há quartos comunicantes para famílias. Solução: Escolha um riad que ofereça uma parte separada da casa para famílias ou pequenos grupos.

Áreas comuns: pátio, terraço, piscina:

Num bom riad, o espaço comum está organizado de forma a que cada um dos hóspedes encontre o seu cantinho privado para conversar, ler e relaxar sem incomodar os outros hóspedes: em pequenos salões à volta do pátio, na biblioteca, gazebos na cobertura. Escolha um riad com um terraço lindamente projetado, onde você pode tomar sol em uma espreguiçadeira. Nem todos os riads têm piscinas e, se tiverem, são muito pequenas. Se é importante para você ter seu próprio grande território com jardim e piscina, um hotel padrão é mais adequado para você.

Onde você vai jantar?

Em pequenos riads, a anfitriã prepara a comida para os hóspedes mediante pedido prévio (com um dia ou algumas horas de antecedência). Como regra, um conjunto padrão de pratos tradicionais é oferecido para você escolher. Todos os ingredientes serão comprados para você no mercado local e a comida será preparada de acordo com receitas caseiras. Por um lado, tal esquema de serviço priva-o da espontaneidade e, por outro, garante a frescura e a qualidade dos alimentos. 

A maioria dos riads (além das opções cinco estrelas com restaurante próprio) não tem álcool. Riads pequenos e baratos podem não oferecer refeições além do café da manhã. Portanto, você precisa pensar com antecedência em como sairá para jantar à noite. A opção mais conveniente é um riad com restaurante próprio, onde você pode se alimentar a qualquer hora sem pré-encomenda. Se você estiver reservando mais de 2 noites, provavelmente desejará jantar em outro lugar para variar. Pense em como você procurará um táxi na medina ao voltar de um restaurante tarde da noite.

Hammam e Spa:

Quase todos os riads têm seu próprio pequeno hammam para 1-2 pessoas e uma sala de massagens. O suficiente para experimentar um hammam marroquino com gommage e uma massagem tradicional com óleo de argan. Se você quer algo mais, e também é muito exigente em serviço e higiene, então é melhor reservar um spa em um dos hotéis de luxo (por exemplo, La Mamounia 5*, Four Seasons 5*, Royal Mansour 5*).

Qualidade de internet wi-fi:

Em muitos riads, a qualidade da internet WiFi deixa muito a desejar. Só pode funcionar em determinados locais ou a uma velocidade limitada. Se você usa ativamente a Internet e precisa de uma conexão estável, é melhor comprar um cartão SIM local ao chegar ao aeroporto.

A acomodação confortável em um riad é mais cara do que em um hotel comum:

Se você deseja uma localização conveniente, um quarto espaçoso e luminoso, bom isolamento acústico, encanamento moderno, piso quente, internet rápida, elevador, restaurante próprio, spa de qualidade, recepção 24 horas e outras comodidades familiares, você terá que tenha muito cuidado ao escolher um riad e pague mais. do que em um hotel normal.

VOCÊ PODE GOSTAR

Sugestões de Viagens