A vida das melhores praias do Marrocos oferece mais do que sol e mar.
A uma curta distância da Europa. Agadir, a principal cidade turística do país, atrai muitas pessoas de todo o mundo para uma simples pausa de verão de sol e areia, mas para muitos outros viajantes, as praias de Marrocos têm tudo a ver com o surf. As praias selvagens e ventosas da costa atlântica são aclamadas pelo seu surf e, com muitos operadores de surf, este é um ótimo lugar para aprender.
Muitas das cidades e estâncias balneares de Marrocos são facilmente acessíveis a alguns dos mais famosos locais históricos do país.
Na costa atlântica meridional, pode fazer excursões de um dia ao Anti Atlas, enquanto a costa atlântica central dá acesso fácil a Marraquexe, por isso, se procura umas férias que misturem banhos de sol com visitas culturais, também está com sorte.
Para ideias sobre os melhores locais para visitar junto ao mar, consulte a nossa lista das melhores praias de Marrocos.
Agadir, na costa sul do Atlântico, é a cidade balnear mais famosa do Marrocos.
Os viajantes europeus que procuram umas férias de praia descontraídas, a bom preço e em família têm-se deslocado para aqui há décadas. A extensão de areia dourada de Agadir estende-se ao longo do centro da cidade, pelo que há muito espaço para escolher.
Se procura instalações completas, com fácil acesso a cafés e restaurantes enquanto está na areia, dirija-se a uma das duas secções privadas conhecidas como Palm Beach e Sunset Beach. Estas duas faixas situam-se em frente à zona turística central de Agadir e oferecem a promessa de dias descontraídos de sol e areia.
Os hotéis que se situam em frente ao mar também têm o seu próprio pedaço de areia privado. O Sofitel Agadir Royal Bay Resort Hotel, de cinco estrelas, é a escolha ideal para os visitantes que procuram uma vida de resort com praia, piscina, excelente serviço e quartos imbuídos de uma elegante estética marroquina.
Para as famílias que viajam, no entanto, o Iberostar Founty Beach rouba a cena com um foco em atividades e entretenimento orientado para os mais pequenos, uma grande área de piscina e uma grande faixa de areia à frente.
Quer uma praia, mas também quer explorar algumas das muitas atrações históricas de Marrocos? Essaouira é um dos melhores locais a visitar no país para combinar ambas as coisas.
A cidade velha murada central, com robustas muralhas à beira-mar que retêm as ondas do Oceano Atlântico, é um labirinto de ruelas tortuosas e um Património Mundial da UNESCO.
A praia estende-se ao longo da costa por mais de cinco quilómetros, mesmo a sul das muralhas da cidade velha. No entanto, os banhistas devem estar cientes de que os ventos fortes que sopram regularmente neste troço de costa tornam Essaouira imprópria para umas férias ao sol.
Em vez disso, a praia aqui é toda dedicada aos desportos aquáticos. Os viajantes dirigem-se aqui para praticar windsurf e kitesurf, com vários operadores, tanto em Essaouira como em Sidi Kaouki, 25 quilómetros a sul, a oferecerem pacotes de aulas para principiantes, bem como o aluguer de equipamento.
Para hotéis boutique em mansões restauradas, não há nada melhor do que ficar na cidade velha de Essaouira. O Madada Mogador é uma ótima opção, decorado com uma elegante mistura de moderno e tradicional, com vistas que abrangem tanto a praia como a agitação da cidade velha.
A praia de Bouznika é a melhor praia perto da capital de Marrocos, Rabat, na costa atlântica, e como fica apenas a 38 quilômetros a sul de Rabat e a 50 quilómetros a norte de Casablanca, é uma boa opção se quiser combinar atracções turísticas históricas e visitas culturais com algum tempo de praia.
A praia é uma longa e larga faixa de areia amarela, enquanto o mar é pouco profundo à beira da água, o que a torna boa para famílias com crianças pequenas. Note-se que a água é frequentemente agitada mais longe (é um local popular para a prática de surf), pelo que só os nadadores mais fortes devem afastar-se da costa.
Durante o verão, a praia pode ficar cheia, especialmente aos fins-de-semana, mas fora da época de férias há muito espaço para os banhistas.
As instalações são decentes, com guarda-sóis e espreguiçadeiras para alugar e muitas opções de cafés e restaurantes a um pulo da areia.
A apenas 23 quilômetros da costa, encontram-se as praias de Temara, incluindo a praia de Sable d’Or e a praia de Contrebandiers, ambas de areia amarela suave e cascalho, boas opções se Bouznika estiver demasiado cheia.
A pequena e bonita Oualidia está rodeada por uma lagoa protegida, o que faz com que as águas sejam muito mais calmas do que noutras estâncias situadas na costa atlântica. É um local de topo para nadar e uma escolha boa e segura para as crianças que gostam de entrar na água.
A baía de areia dourada, em forma de meia-lua, é um destino de férias popular para as famílias marroquinas e, durante os fins-de-semana de julho e agosto, pode parecer que metade de Casablanca (176 quilómetros a norte) se deslocou até aqui para passar um dia na praia. No entanto, se vier fora desta época alta, poderá ter a maior parte da areia só para si.
Os operadores de desportos aquáticos na praia alugam pranchas de stand up paddle e caiaques para aqueles que se cansam de estar deitados ao sol, embora o surf (depois do quebra-mar da lagoa) seja a atividade mais popular.
Com Marraquexe a apenas 186 quilómetros para sudeste, uma pausa na praia de Oualidia é um complemento fácil para uma viagem que explore a famosa Cidade Vermelha de Marrocos com a sua labiríntica cidade velha – é uma escolha sólida se quiser fazer mais nas suas férias do que ficar sentado na praia.
Situada a 129 quilômetros a sul de Agadir, a pequena Mirleft pode não ser tão conhecida como a sua vizinha do norte, mas para os viajantes independentes que não querem férias de pacote, a vida de praia nesta cidade do sul da Costa Atlântica é melhor.
Há várias praias por onde escolher, a maioria delas rodeada por uma orla de rochas escarpadas e falésias. A ampla praia de Imin Tourga é a escolha central e mais popular.
Mirleft tem um cenário de atividades florescente e a maior parte dos viajantes que aqui vêm não estão à procura de umas férias na praia que se limitem a relaxar ao sol.
A principal coisa a fazer para os visitantes é aprender a surfar, com muitos operadores de escolas de surf a oferecerem pacotes de aulas de cinco dias, bem como o aluguer de equipamento.
Há também pesca marítima e parapente, e a cidade é uma boa base a partir da qual se pode partir para explorar as atrações turísticas da região do Anti Atlas, no interior.
Junto à fronteira marroquina com a Argélia, ocupando a última faixa de areia da costa mediterrânica do país, Saidia é uma extensão de cinco quilómetros de costa dedicada à diversão nas férias de verão.
Grande parte da extensão da orla marítima foi ocupada por moradias e apartamentos de férias destinados aos veraneantes locais que regressam todos os anos, mas no extremo ocidental da estância encontra-se o bairro Saidia Med, que se destina a veraneantes mais casuais.
Em Saidia Med, encontrará uma mão-cheia de estâncias de cinco estrelas ao longo da orla costeira, destinadas a um público chique que lota a longa praia de areia dourada todos os meses de julho e agosto.
Muito direcionado para uma clientela de luxo, Saidia Med também alberga um campo de golfe e uma marina de iates.
A praia oferece boas instalações, com guarda-sóis e espreguiçadeiras para alugar e operadores de desportos aquáticos onde pode alugar caiaques e Jet Skis.
Tenha em atenção que, fora do verão, Saidia pode ser como uma cidade fantasma. A cidade só ganha vida de junho a setembro.